Porquê?
Se tivermos em consideração que os nossos comportamentos (o que fazemos e a forma como fazemos) estão fortemente associados ao que sentimos, fica clara a necessidade de desenvolvermos as competências no domínio da inteligência emocional.
Durante muito anos pensava-se que o QI era o preditor do desempenho e dos resultados nas diferentes áreas da nossa vida. Daniel Goleman, por muitos considerado o pai da inteligência emocional, veio dar conta, através de vários estudos experimentais, que o QE (Quociente Emocional) tende a ter uma preponderância significativa no que alcançamos na nossa vida. Por exemplo, líderes com uma inteligência emocional mais elevada tendem a apresentar melhor performance nos diferentes indicadores associados à sua ação, tais como motivação dos colaboradores, taxas de retenção... Colaboradores com níveis mais elevados de inteligência emocional tendem a ser mais facilmente promovidos e a terem níveis de remuneração mais elevados
O que vais aprender
- Reconhecer a relevância da inteligência emocional
- Utilizar estratégias de reconhecimento das tuas emoções (ex: como detetar que estou a sentir raiva?);
- Compreender os "gatilhos" que desencadeiam emoções que não te são favoráveis;
- Utilizar estratégias para gerir os teus estados emocionais;
- Reconhecer os estados emocionais das outras pessoas;
- Utilizar estratégias para lidar com os estados emocionais das outras pessoas
O que vais ganhar
- Melhores relacionamentos com outras pessoas;
- Melhor bem estar pessoal;
- Diminuição do número de conflitos com outras pessoas;
- Melhor gestão de situações de conflito;
- Maior influência junto de outras pessoas (por exemplo, os outros vão dar mais atenção ao que dizes e vão aceitar melhor as tuas perspetivas e opiniões)
Organização
A formação será implementada na modalidade online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial, decorrendo em formato síncrono (com formador e participantes ao mesmo tempo na data e hora agendada).
Formador e participantes encontrar-se-ão online através de um sistema de videoconferência, onde serão abordados os temas previstos de forma interativa (semelhante a uma sala de formação).
Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica. Os participantes apenas necessitarão de um computador com ligação à internet, microfone e webcam (câmara de vídeo, caso não esteja incorporada no computador).
Estejas onde estiveres, vais aprender, desenvolver competências e melhorar os teus resultados. É o nosso compromisso contigo!
Formador/a
Silvia Cerqueira
Formadora e consultora na área do desenvolvimento humano, trabalhando com diversos públicos, em áreas como inteligência emocional, coaching, programação neurolinguística, análise de perfil comportamental, liderança, entre outras